É cada vez mais indispensável ter uma conta no portal da Receita Federal, chamado e-CAC, e no site do Governo Federal. As duas plataformas são utilizadas para diversas finalidades pelos consumidores. E, nos tempos atuais em que os golpes e ataques cibernéticos crescem de forma constante, o nível de segurança de ambas foi aumentado. Então, agora, para acessá-las, é preciso saber como cadastrar biometria facial.

Por isso, neste artigo, vamos explicar duas coisas fundamentais: a importância de abrir suas contas nesses sites, como criar o cadastro e o que a biometria facial tem a ver com isso.

Leia também: O que é a consulta de dinheiro esquecido?

Por que é importante ter as contas abertas nestas plataformas?

Muitas pessoas não sabem para que servem esses sites da Receita e do Governo. Então, vamos lá.

Receita

Também conhecido como Central Virtual de Atendimento ao Consumidor da Receita, o e-CAC é utilizado para diversas finalidades. Por exemplo:

  • Consulta de CPF;
  • Alteração de Endereço no CPF;
  • Opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico – DTE;
  • Comprovante de CNPJ;
  • Consulta Pendências – Situação Fiscal;
  • Informações sobre Imposto de Renda de Pessoa Física, como malha fina, regularizações, restituição e outros;
  • Processos Digitais;
  • Consulta de Dívida Ativa da União;
  • Agendamento de Atendimento Presencial;
  • entre outros.

Gov.br

Já, no site do Governo, existem ainda mais finalidades e utilidades para os consumidores. De maneira prática, a conta gov.br é um modo seguro de acessar milhares de serviços públicos digitais. É possível usar a ferramenta por meio de computador, notebook, tablet ou smartphone.

No total, o portal disponibiliza quase 5 mil aplicações digitalizadas. Tais serviços vão desde o passaporte ao Imposto de Renda, INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Recentemente, o site ganhou maior atenção por oferecer o certificado de vacinação, incluindo de Covid-19, e também pela necessidade de cadastro das pessoas para conseguir receber os valores esquecidos nos bancos. 

Para você conhecer mais serviços disponíveis no gov.br, separamos uma lista das principais funções:

  • Assinatura de documentos eletronicamente;
  • Visualização e compartilhamento de seus dados e documentos digitais;
  • Realização de prova de vida digital;
  • Emissão e consulta da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Acesso ao portal do e-Social;
  • Inscrição em serviços de educação e pesquisa;
  • Obtenção, consulta e download da Carteira Digital de Trânsito;
  • Acesso aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Agendamento de perícias e serviços do INSS;
  • Facilitação do preenchimento da declaração do IRPF.

Um detalhe importante é que os tipos de serviços estão disponíveis de acordo com o nível de sua conta no portal gov.br.

Quais são os níveis de conta do gov.br?

A plataforma possui 3 níveis de conta: ouro, prata e bronze. As diferenças estão relacionadas na forma como as contas são criadas e validadas, assim como nos serviços disponíveis, dos menos sensíveis a todos. Então, para cada nível, existem certas especificações.

Do bronze até o ouro:

  • Eleva o grau de segurança no processo de validação dos dados na abertura da conta, em termos da Justiça Eleitoral ou via certificado digital. Por isso, a partir do prata, é preciso saber como cadastrar a biometria facial;
  • Aumenta o número de serviços públicos digitais que podem ser acessados;
  • Expande também o leque de opções de transações digitais que podem ser feitas com a conta gov.br.

Contas prata e ouro com biometria facial

O nível bronze para serviços menos sensíveis só possibilita o uso de cadastros digitais feitos, de forma exclusiva, com dados de CPF ou INSS. Contas abertas presencialmente em unidades do INSS ou do Denatran também possuem este nível.

Agora como chegar aos outros níveis?

Na conta prata, por exemplo, é exigido o reconhecimento facial ou validação de dados por meio do internet banking de sua instituição financeira ou cadastro Sigepe (no caso dos servidores públicos) para ter maior nível de segurança para o acesso de serviços. 

Neste caso, como cadastrar a biometria facial depende da identificação da sua foto na plataforma gov.br e a comparação com as bases da Carteira de Habilitação (CNH).

Já, na conta ouro, o nível mais elevado de segurança, é possível acessar qualquer serviço do governo federal, sem restrição. Nele, você precisa fazer o reconhecimento facial para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) e validar seus dados com Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil.

O que isso significa para os serviços do e-CAC?

O portal da Receita começou a exigir as contas de nível prata ou ouro para acessar o e-CAC. Assim, é possível ter mais recursos de proteção. Segundo a própria Receita, o objetivo com o aumento da segurança é permitir que os serviços, até então acessíveis apenas com certificado digital, possam ser ampliados e fornecidos a mais pessoas.

Ou seja, como cadastrar biometria facial também passa a ser relevante aqui. Uma vez que os usuários precisam aumentar o nível da sua conta gov.br para prata ou ouro, adicionando essa camada de autenticação e proteção.

Leia também: Cartão cidadão: veja como emitir o documento

Como criar a sua conta gov.br e como cadastrar biometria facial

Então, para ter acesso a maior parte dos serviços presentes na plataforma gov.br e no site da Receita do e-CAC, fica clara a necessidade da criação de conta no portal do governo. Como fazer isso na prática? Vamos lá!

Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode criar uma conta Gov.br. Para isso, em primeiro lugar, é preciso acessar o gov.br e clicar em criar conta na página inicial, ou baixar o aplicativo gov.br no celular e digitar seu CPF para abrir sua conta..

Conheça os próximos passos para a configuração da conta:

  • Depois de colocar o CPF, leia os termos de adesão e clique em continuar;
  • Você pode inserir os dados de sua conta bancária ou clicar em “Tentar outra forma”;
  • A etapa seguinte é responder as perguntas e continuar;
  • Então, você receberá um código por e-mail ou celular. Digite este código e crie sua senha;
  • A parte inicial da conta está criada.

Agora, como cadastrar biometria facial na plataforma? 

O processo é simples. O usuário deve realizar a validação facial e prova de vida digital pelo aplicativo. Para isso, é solicitado que a pessoa faça movimentos com a cabeça, sorria e pisque para a câmera fazer o reconhecimento.

Essas imagens são comparadas com as fotos de título de eleitor e CNH para confirmar a identidade da pessoa, evitando fraudes com outros se passando por você. 

Leia também: CPF falso: quais são os tipos de fraude com o documento?

Passo a passo de como cadastrar biometria facial 

Mas vamos detalhar o processo de como cadastrar biometria facial:

1. Baixe e instale o app gov.br. 

2. Clique em “Começar” e depois em “Entrar com gov.br”. Se já tiver uma conta configurada, digite o seu CPF e senha para fazer login. Caso contrário, vá em “Crie sua conta” e escolha uma das opções como mencionado antes.

3. A tela seguinte apresenta dicas para a validação facial. Clique em “Entendi” e dê sequência nas telas. Ao final, aperte “Começar” e, se for preciso, autorize o acesso do app à câmera do celular.

4. Então, como cadastrar biometria facial começa com a centralização do rosto no círculo exibido e realização dos movimentos solicitados, como movimentar o rosto, piscar e sorrir. Ao final, clique no botão da câmera para tirar foto e pressione “OK”.

5. Com a verificação da sua identidade, o app dá acesso a seus documentos pessoais, como CPF e CNH. Clique em “Documentos” para vê-los e pressione os docs para visualizar mais informações.

6. Nas próximas abas, você pode ver as autorizações concedidas aos seus dados e, no menu, pode rever as instruções de uso do app, ler a política de privacidade e sair da sua conta. 

Como o MeuID ajuda a manter sua identidade segura

Além de saber como cadastrar biometria facial para usar os serviços oficiais do governo, você pode contar com um outro aplicativo para te ajudar no armazenamento e compartilhamento de documentos.

Primeira identidade digital do Brasil, o MeuID oferece um ambiente seguro para você armazenar e compartilhar seus documentos com total proteção e o controle de quem pode acessar seus dados.

Por meio de um processo de cadastro simples e rápido, o MeuID captura os dados do seu RG ou CNH, pesquisa a validade das informações e faz uma verificação de identidade para confirmar que ela pertence a você. Com o cadastro concluído, você pode começar a aproveitar os benefícios do aplicativo. 

Dentro do MeuID, você consegue consultar se o seu CPF está regular na Receita Federal, verificar se seus dados sofreram vazamentos, acessar o serviço de parceiros facilmente e compartilhar seus documentos de forma segura.

Ainda não é um usuário do MeuID? Baixe agora mesmo o aplicativo, mantenha sua identidade protegida e livre de fraudes, e descubra se você já teve seus dados vazados.

Autor

Deixe um comentário