Muita gente não sabe os benefícios que pode ter usando o cartão cidadão. Por isso, vamos te ajudar a entender o que é esse documento, como ele funciona, para que serve e o que você pode fazer tendo ele nas suas mãos.

Olha, uma informação importante antes de entrar em mais detalhes sobre o cartão cidadão: se você precisa receber benefícios trabalhistas ou sociais, pode ser que você necessite deles.

Vamos entender melhor a seguir!

Leia também: Qual a validade dos documentos pessoais? 

O que é o cartão cidadão?

O cartão de cidadão é um documento parecido com o cartão tradicional de banco. Foi criado pelo governo federal para quem possui benefícios trabalhistas e sociais, precisando fazer consultas e sacar o valor devido, só que não tem uma conta bancária na Caixa Econômica Federal. Inclusive, ele é emitido pela própria Caixa.

Dessa forma, o acesso a tais benefícios é facilitado. Entre os principais itens para os quais você pode realizar o saque, usando o cartão cidadão, estão:

  • Abono salarial;
  • PIS ((Programa de Integração Social));
  • Seguro-desemprego
  • Auxílio Brasil;
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Com o cartão em mãos, você pode usá-los em todos os canais de pagamentos autorizados pela Caixa. Só tem que efetuar o cadastro da chamada “Senha Cidadão”. Feito isso, você pode receber o benefício em caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas e, claro, agências da Caixa.

Mais à frente, vamos explicar como emitir o seu cartão e a senha.

Veja também: Como saber qual o órgão emissor da identidade?

Para que serve o cartão cidadão?

Além do recebimento dos benefícios, o cartão também permite fazer diversas outras ações, como por exemplo:

  • Consulta de saldos e extratos do FGTS;
  • Análise se a pessoa tem direito ao abono salarial;
  • Obtenção de informações sobre parcelas do seguro-desemprego;
  • Consultar os valores das cotas do PIS.

É bom comentar também que você não precisa estar sempre com o cartão físico em mãos para fazer essas consultas. No site da Caixa Econômica, você consegue verificar os serviços de seu interesse sem a necessidade do cartão cidadão.

Quem pode pedir o cartão cidadão?

Em geral, todos os brasileiros que trabalham com carteira assinada têm direito ao cartão cidadão.

No entanto, se você possui uma conta na Caixa Econômica, seja poupança ou conta corrente, não tem necessidade de solicitar o cartão.

Isso porque o benefício trabalhista ou social já será creditado diretamente na conta. Então, somente as pessoas que não têm conta aberta na Caixa e com benefícios disponíveis devem pedir o cartão cidadão.

Outro ponto importante aqui é que os usuários devem sempre manter o endereço e telefone para contato atualizados na base de cadastro do cartão cidadão.

Mas como pedir o cartão cidadão?

Agora, você deve estar se perguntando como fazer para aproveitar as vantagens do cartão cidadão. Se você ainda não tem o cartão, você pode solicitar de forma gratuita pelo telefone 0800 726 0207. É uma central de atendimento da Caixa para o cidadão. 

Vale lembrar que este canal de suporte está disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.

Ou, se você preferir, pode ir a qualquer agência da Caixa mais próxima da sua casa. Para o pedido do cartão, é importante já ter separado os seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Após a realização do processo, o cartão será enviado para o seu endereço ou você poderá retirá-lo na agência de sua escolha.

Leia também: Como emitir a segunda via do CPF?

E a Senha Cidadão como faz?

Como falamos no início do texto, você também deve criar a Senha Cidadão para poder usar o cartão. Para fazer essa senha, você tem duas opções:

1. Casa lotérica: para realizar o processo neste tipo de agência, ligue no telefone 0800 726 0207 e agende o seu comparecimento na lotérica com o cartão cidadão e um documento oficial (RG, CNH, passaporte, carteira profissional, identidade militar etc.).

2. Agência da Caixa: basta ir a uma unidade da Caixa Econômica e apresentar algum documento oficial. Não é obrigatório levar o cartão cidadão.

Como realizar consultas com o cartão cidadão?

Se você quiser consultar saldos e extratos do FGTS, cotas do PIS, se tem direito ao abono e ao seguro-desemprego, você pode acessar o site da Caixa Econômica para o cidadão, ou os aplicativos para Android e iOS

Para isso, você deve ter um cadastro prévio para acesso virtual dos serviços sociais da Caixa e, na página de login, deve informar os dados de e-mail ou o número de NIS/PIS/PASEP e a senha. 

Caso você ainda não tenha se cadastrado, deve se registrar na guia “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Além destes meios, também é possível realizar a consulta pelo telefone da central de atendimento.

Veja também: Como consultar o FGTS pelo CPF?

Como descobrir número do benefício do INSS pelo cartão cidadão 

Além das consultas já mencionadas, o cartão cidadão também pode exibir o número do benefício do INSS, ou seja, a identificação da pessoa junto à Previdência Social. Com essa informação, é possível ter o conhecimento do número final do benefício para descobrir quando a aposentadoria ou pensão será paga.

E se eu precisar de segunda via, como faço?

Outra pergunta recorrente sempre que falamos de documentos e cartões é: e como tirar a segunda via? Independentemente do motivo, seja perda, furto ou inutilização, é possível solicitar uma nova via do cartão cidadão.

No entanto, você não consegue fazer tal processo pela internet. É preciso realizar os mesmos procedimentos da primeira via, seja por telefone ou agência física da Caixa.

Neste caso, para garantir a segurança das informações e evitar fraudes, o usuário deverá informar novamente o número do PIS, RG e CPF.

Conheça o MeuID

Para ter acesso aos benefícios sociais, além de ter o cartão cidadão, você precisa estar com seu CPF regularizado. Para isso, 

No aplicativo do MeuID, é possível verificar a situação do seu CPF para que, no caso de algum problema, você possa fazer a regularização de forma rápida e segura. 

Primeira identidade digital do Brasil, o MeuID consegue reunir todos os seus principais documentos em um só lugar, com total segurança no armazenamento de suas informações. E você só compartilha seus dados com quem quiser.

Além disso, você conta com o Radar, uma funcionalidade para fazer uma consulta de CPF em tempo real da sua situação cadastral na Receita Federal. Assim, você descobre se há irregularidades. 

Para completar, você ainda pode ver se já sofreu algum vazamento de dados e também usufruir de serviços e oportunidades disponíveis no nosso app, como planos de saúde, seguros, empréstimos, contas digitais, cursos online e muito mais.

Conheça o MeuID e fique com seu CPF regularizado para receber seus benefícios no cartão cidadão. Baixe o aplicativo do MeuID

Autor

Deixe um comentário