A perda de documentos de identificação seja por descuido, roubo ou furto pode causar sérios problemas para os cidadãos brasileiros. 

Além de dificultar o acesso a inúmeros serviços como abertura de contas, deixa os brasileiros à mercê de possíveis golpes e fraudes de identidade.

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos principais documentos de identificação do brasileiro, veja como emitir a segunda via do documento e uma dica de como evitar a perda do CPF. 

Passo a passo para emitir a segunda via do CPF

Para a emissão da segunda via do CPF existem dois caminhos, um para quem já declarou o Imposto de Renda e outro para quem ainda não o fez. 

Se você não declarou o Imposto de Renda, para iniciar o processo de emissão da 2ª via do CPF, basta acessar o site da Receita Federal e preencher os seus dados como:

  • Número do CPF
  • Nome
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Título de Eleitor

Em seguida, basta clicar em enviar e imprimir o comprovante de inscrição no CPF. Esse comprovante não fornece as informações do titular do CPF como situação fiscal e financeira, apenas o comprovante do CPF. 

Se você já declarou o Imposto de Renda o processo de emissão da 2ª via é diferente:

  • Acessando o portal do eCAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) é necessário gerar um código de acesso para pessoas físicas;
  • Nessa página informe os dados do número do CPF e a sua data de nascimento;
  • Em seguida, basta informar quais são os números dos recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda e criar uma senha para gerar o código;
  • Com o código em mãos, retorne ao portal do eCAC para autenticação do usuário e informe o código de acesso gerado, a senha e o número do CPF;
  • Na página, basta procurar pela tela de Cadastros e clicar em Comprovante de inscrição no CPF.
  • Acessando o comprovante de inscrição no CPF é só imprimir e ter a segunda via do seu documento em mãos. 

Como evitar a perda do CPF?

Para evitar situações de perda de documentos e, principalmente, do CPF, existem aplicativos como o MeuID que armazenam todos os seus documentos em um único lugar, de forma digital e segura. 

No caso do MeuID, basta realizar o cadastro no aplicativo com selfie, para autenticação, telefone, e-mail e um PIN, e em seguida cadastrar os documentos. 

Todos os documentos são verificados por OCR e Background Check, assegurando a veracidade dessas informações, e comparados com uma selfie enviada pelo usuário para validação de identidade. 

Com todas essas etapas em ordem e o usuário validado, já é possível acessar os serviços do MeuID e utilizar a ferramenta para ter o acesso a todos os seus documentos com um clique de distância. 

O MeuID é o maior aplicativo de identidade digital do Brasil, além de centralizar seus dados pessoais em uma só plataforma, é possível acompanhar as atualizações de regularidade do seu CPF por meio do Radar MeuID, consultando a situação cadastral do CPF em tempo real. 

É uma forma de evitar a perda do CPF por andar com ele em mãos, na carteira ou bolsas e também de manter sua situação cadastral em dia. 

Baixe o MeuID e saiba mais sobre como armazenar seus documentos evitando situações de perda. 

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