A perda de documentos pode trazer sérios riscos para a vida dos brasileiros. O primeiro dano é o transtorno por precisar dos documentos e não tê-los à mão. Ao mesmo tempo, terá que emitir segunda via de documento. Mas isso não é tudo, pois o maior problema está relacionado com o uso da identidade do cidadão.

Perder um documento pode dar margem para que criminosos utilizem aquelas informações para aplicar golpes e cometer crimes. Dependendo da quantidade de dados perdidos, o criminoso consegue usar as informações daquela pessoa ou criar uma identidade falsa. Com isso, pode abrir contas, contratar serviços, solicitar crédito etc.

Veja o que você precisa fazer em caso de perda de documentos e quais órgãos procurar para emitir a segunda via.

O que fazer se você perder seus documentos?

O primeiro passo depois de uma perda de documentos é fazer um boletim de ocorrências. O processo é bem simples e pode ser feito digitalmente na Delegacia Eletrônica de qualquer estado do país. Basta pesquisar na internet por “Delegacia Eletrônica” e incluir o nome ou a abreviação do nome do estado. 

No boletim de ocorrências, você deve informar exatamente o que perdeu, incluindo todos os seus documentos e outros objetos que estavam junto.

Se você perdeu algum cartão de crédito, de conta bancária, crachá de identificação e qualquer outra informação que possa ser usada como identificação ou para fazer transações financeiras, entre em contato com o emissor do documento e solicite o cancelamento. Uma nova via deve ser emitida, anulando a validade da que foi perdida.

Depois de registrar a perda do seus documentos, solicite a segunda via de cada um deles.

Onde emitir a segunda via de documentos?

A emissão de segunda via de documentos varia de acordo com cada estado. No Brasil, não existe um órgão único, onde são feitos todos os documentos dos cidadãos. Por isso, após perder um documento é preciso procurar a instituição responsável em cada estado e cidade. 

Até o CPF, emitido pela Receita Federal, pode ser feito em diferentes tipos de locais, como os Correios, por exemplo. Abaixo, listamos todos os estados e os links das informações que você precisa para emitir a segunda via de documentos em cada um deles. Confira!

Acre Alagoas Amapá
AmazonasBahiaCeará
Distrito FederalEspírito Santo Goiás
MaranhãoMato GrossoMato Grosso do Sul
Minas GeraisParáParaíba
ParanáPernambucoPiauí
Rio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do Sul
RondôniaRoraimaSanta Catarina
São PauloSergipeTocantins

Evite perder seus documentos

Evitar a perda de documentos vai te livrar de muitos transtornos, principalmente durante a pandemia. Por isso, é fundamental ter um ambiente seguro, onde você pode armazenar as informações sobre a sua identidade e com a garantia de que aqueles dados são seus. 

O MeuID permite que você reúna suas informações de identificação e verifica se os dados são verdadeiros, oferecendo uma garantia de validação. Dessa forma, você pode apresentar o aplicativo no lugar dos documentos físicos e evitar perdê-los.

Além disso, com o MeuID, você pode compartilhar suas informações de forma segura, verificar se já se envolveu em algum vazamento de dados e acompanhar se o seu CPF está regular na Receita Federal. 

Se você ainda não usa os benefícios do MeuID, baixe já o aplicativo, mas se você já é um membro do movimento, compartilhe essa informação com outras pessoas. 

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