Um dos principais documentos de identificação dos cidadãos brasileiros é o RG (Registro Geral), que é emitido por órgãos governamentais como a Secretaria de Segurança Pública ou um Cartório Civil, por exemplo. 

Algumas informações do documento são essenciais para o acesso a muitos serviços como cadastros, formulários, aquisição de passagens aéreas, concursos públicos, registros em universidades, etc. 

Dentre essas informações, o órgão emissor da identidade pode ser requisitado, veja como saber qual é o órgão emissor do seu documento. 

Aprenda a identificar o órgão emissor da sua identidade

O órgão emissor da sua identidade consiste em qual órgão governamental autorizado foi responsável por expedir o seu documento e de qual estado. 

Isso acontece porque cada estado tem suas próprias regras e ordem dos números para emitir o documento. 

As entidades autorizadas a realizarem a emissão da identidade variam em cada Unidade de Federação (UF), ou seja, cada estado tem um órgão próprio, mas os mais comuns são: 

  • Secretaria de Segurança Pública (SSP)
  • Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC)
  • Secretaria de Justiça e Trabalho (SJT)
  • Cartório Civil
  • Postos de Identificação da Polícia Civil

Como identificar o órgão emissor na identidade?

Nos documentos de identificação a sigla do órgão governamental que realizou a emissão da identidade geralmente consta abaixo da informação do estado, na horizontal, seguido da Unidade da Federação: 

Uma vez identificado basta preencher o documento com as siglas e o estado do seu documento quando solicitado. 

Para conseguir visualizar de forma rápida o seu documento de identidade, você pode baixar o aplicativo do MeuID para armazenar seu documento com segurança e centralizar todas essas informações a um clique de distância. 

Conheça o MeuID, sua identidade digital! 

Deixe um comentário