A carteira de identidade é um dos principais documentos dos brasileiros. Por isso, é importante ficar de olho no estado de conservação do RG. Afinal, o RG desatualizado pode trazer diversos problemas para a rotina das pessoas.

Na verdade, o documento não tem um prazo de validade específico, diferentemente do que muitos acham. Até então, não havia aquela história de renovação obrigatória a cada 10 anos.

No entanto, se trata de uma boa prática para manter as condições do RG, evitando que ele esteja com uma foto muito antiga, com o papel rasurado, rasgado ou até inelegível. E convenhamos que um documento nessa situação pode, inclusive, ser facilmente fraudado.

Por esses e outros motivos, um RG desatualizado pode acabar recusado por estabelecimentos, empresas e até órgãos públicos. 

Então, vamos entender melhor quais serviços podem ser afetados pelo RG desatualizado e como renová-lo.

Leia também: Identidade e documento: qual é a diferença?

Principais situações que causam um RG desatualizado

Como comentamos acima, se o documento tiver mais de 10 anos, embora isso não esteja previsto em lei, ele pode não ser aceito em alguns lugares e serviços, como instituições bancárias, aeroportos, previdência e outros.

No entanto, além dessa condição, existem outros momentos que exigem a atualização e renovação do RH, até com mais urgência. Veja quando é necessário lidar com o RG desatualizado:

  • Foto do titular do documento não está atualizada;
  • RG não tem um bom estado de conservação;
  • Possui danos, rasuras, está gasto, rasgado, molhado;
  • Modelo do RG é antigo;
  • Dados não estão legíveis;
  • Documento tem problemas na plastificação;
  • Entre outros. 

A partir daí, já fica claro o que você deve observar para atualizar o seu documento na hora certa. 

Leia também: Quais documentos todo brasileiro deve ter?

5 motivos para realizar a renovação do RG

Mesmo conhecendo esses itens, tem muita gente que não vê problema em andar com o RG desatualizado e não vai atrás do processo de renovar. Mas é aí que você corre alguns riscos. Isso porque você pode ficar impedido de realizar algumas atividades.

1. Viagens internacionais

O RG desatualizado pode gerar problemas em viagens para países do Mercosul, por exemplo. Afinal, para viajar para os nossos vizinhos, como Argentina, Paraguai, Uruguai e os demais membros, você não precisa de passaporte. Basta levar o documento de identidade. Porém, ele deve estar atualizado.

Se o documento estiver deteriorado ou com foto envelhecida, os países entendem que o RG perdeu a capacidade de identificar a pessoa. Portanto, a emissão da 2ª via se torna essencial.

2. Bancos e serviços financeiros

Na hora de contratar um empréstimo ou financiamento, o RG apresentado precisa estar atualizado. Isso ocorre, principalmente, porque os bancos e instituições passaram a fortalecer suas medidas antifraude de identidade. Inclusive, uma pesquisa do Serasa, de janeiro de 2022, revela que os brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 7 segundos.

A própria Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) confirma que as instituições financeiras exigem o documento atualizado para a comprovação de dados cadastrais. Ou seja, é mais segurança para você mesmo, já que diminui o risco de você sofrer uma fraude e outra pessoa pegar um empréstimo no seu nome.

Leia também: CPF falso: quais são os tipos de fraude com o documento?

3. Passaporte

Além dos bancos, a Polìcia Federal também passou a recusar RG desatualizado ou com mau estado de conservação para a emissão de passaporte, pois essa documentação impossibilita a identificação correta da pessoa.

4. INSS

Para manter o benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida, apresentando a documentação nos bancos o RG com até 10 anos de emissão.

Leia também: Por que validar documentos é importante? 

5. Alteração de dados e da foto

Por fim, outro motivo para deixar o RG desatualizado de lado e ir renovar seu documento diz respeito a mudanças que podem ter ocorrido nos seus dados pessoais ou até na sua fisionomia.

Caso você tenha alterado o nome, por exemplo, mudando o sobrenome em casamento ou divórcio, ou, em caso de mudança de nome social, é indispensável atualizar o documento.

Além disso, se as suas características físicas do rosto estiverem muito diferentes do documento, gerando dúvidas ou impossibilitando sua identificação, você também deve emitir uma nova via para que o documento seja aceito.

Como emitir a 2ª via e se livrar do RG desatualizado?

Além dos motivos citados acima, outras questões que podem levar à 2ª via do RG são o roubo ou a perda do documento. Para fazer essa renovação do RG desatualizado, depende do estado onde você mora. Não existe um padrão único no Brasil. Então, é preciso procurar a instituição responsável na sua cidade.

Leia também: Como e onde emitir segunda via de documento?

No caso do RG especificamente, pode ser preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento, o CPF ou comprovante de inscrição e o Boletim de Ocorrência se tiver ocorrido furto.

Normalmente, existe uma taxa atrelada à emissão da 2ª via, que varia de região para região. Mas, caso você tenha o BO, poderá ser isento da tarifa.

Nova identidade única

Em todo este contexto, vale lembrar também que o governo brasileiro anunciou recentemente o novo modelo de carteira de identidade. Até então, o RG era emitido por cada unidade da federação, podendo uma mesma pessoa ter 27 documentos.

No entanto, a partir de agora, um documento único será emitido e começará a substituir os que estão em vigor. As carteiras de identidades atuais valerão por até 10 anos para as pessoas até 60 anos e, para quem tem acima de 60, será aceita por prazo indeterminado.

Também estabelece novos parâmetros visuais, de emissão e validade para a Carteira de Identidade. O modelo dela inclusive muda, tornando-se único para todo o país. Além disso, não precisaremos mais memorizar o número do RG, porque ele não terá mais uma identificação numérica, ficando apenas o número do CPF.

Como garantir seu documento sempre disponível?

Para evitar roubo do RG, ter ele sempre com você, sem esquecer em casa e, melhor, de maneira digital sem precisar levar na carteira, nada melhor do que contar com uma plataforma de identidade digital.

O MeuID permite que você reúna suas informações de identificação e verifica se os dados são verdadeiros, oferecendo uma garantia de validação. Dessa forma, você pode apresentar o aplicativo no lugar dos documentos físicos e evitar perdê-los.

Além disso, o MeuID conta com diversas oportunidades disponíveis no seu marketplace. Baixe o app agora mesmo e confira tudo!

Deixe um comentário