Muitas vezes, queremos pesquisar a identificação e o histórico de uma pessoa para ter mais informações sobre ela e, assim, ficar mais seguro para fechar um negócio ou uma parceria ou ainda contratar alguém. E o modo ideal de fazer esta busca é por meio do Cadastro de Pessoa Física, ou CPF. Mas, então, pinta aquela dúvida: como consultar CPF somente usando o nome, sem ter os números do documento em si?

Vamos além: será que é possível fazer essa consulta só pelo nome? Bom, vamos responder estas questões neste texto a seguir. Confira!

Leia também: CPF falso: quais são os tipos de fraude com o documento?

É possível consultar CPF pelo nome?

A resposta é sim. Mas existem regras para realizar a consulta de CPF pelo nome da pessoa. Em primeiro lugar, você precisa ter o nome completo para conseguir fazer essa pesquisa.

A partir daí, existem duas formas de consultar:

  1. Direto na Receita Federal, só que com restrições. Somente se você for representante legal, judicial ou procurador da pessoa dona do CPF, você poderá consultar o documento pelo nome completo.
  1. Empresas com convênio com os birôs de créditos podem realizar a pesquisa, porém sem repassar ou divulgar essa informação para consumidores, já que os dados são sigilosos. O levantamento, inclusive, é específico para os negócios fazerem a análise de crédito.

Como funciona para consultar CPF pelo nome na Receita Federal?

Entre as duas opções citadas acima, a única que é mais possível de ser realizada para consultar CPF de alguém pelo nome é a Receita Federal. Para fazer isso, na prática, em primeiro lugar, você precisa ser o representante legal, judicial ou procurador da pessoa.

A partir daí, você deve ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal, com os documentos necessários para provar que você é o procurador da pessoa.

Saiba mais: Meus dados foram vazados. Posso trocar de CPF?

Existem outras formas de consultar CPF?

Você pode fazer a consulta da situação cadastral do documento pela internet mesmo, no site da Receita. No entanto, você precisa de alguns dados. É importante ter em mãos: o número do CPF e a data de nascimento do titular. 

Não adianta ter só o nome completo da pessoa, ou o nome da mãe, ou o nome mais o nascimento. O registro do CPF é obrigatório para essa pesquisa.

Com esta busca, você saberá o status do documento: regular, pendente de regularização (quando falta alguma Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), suspenso (cadastro incorreto ou incompleto ou pessoa com pendências na Justiça Eleitoral), cancelado (casos de clonagem ou decisão judicial ou falecimento), e nulo (fraude na inscrição).

Veja aqui: Como saber se o CPF está irregular?

Como saber se alguém está usando meu CPF?

Até aqui estávamos imaginando um cenário em que precisamos consultar o CPF de alguém para validar as informações daquela pessoa antes de fechar um negócio ou parceria, por exemplo. Mas e se for o contrário. Já imaginou o que acontece se alguém pesquisa e consulta o seu documento?

Já sabemos que é difícil consultar CPF só pelo nome, diminuindo a chance de alguém descobrir o número do documento e usá-lo de maneira irregular, de repente.

A maioria das pesquisas pelo seu CPF são realizadas por instituições financeiras e empresas nos birôs de crédito para verificar o score e o risco daquela pessoa em uma análise de crédito. Ou seja, as empresas fazem a consulta para ver se podem oferecer os serviços solicitados pelo cliente, como o cartão de crédito, abertura de conta, empréstimo, compra parcelada, entre outros.

No entanto, apesar de tais buscas, os seus dados devem ser protegidos e serem tratados de maneira adequada pelas organizações, evitando vazamentos e violações.

Mas, para garantir que seus dados de CPF não caiam em mãos erradas ou sejam roubados e utilizados indevidamente, é fundamental acompanhar a situação cadastral do documento regularmente.

Como o MeuID pode te ajudar a consultar CPF

Primeira identidade digital do Brasil, o MeuID reúne, em um único espaço, os documentos do usuário, como RG e CNH, incluindo o número do CPF presentes nos docs, e valida todos os seus dados, fazendo uma verificação de identidade para confirmar que os documentos pertencem a você.

No MeuID, você pode acompanhar se o seu CPF está regular em tempo real e renovar a sua consulta a cada 7 dias.

Além disso, é possível descobrir se os seus dados estão envolvidos em algum vazamento e até acessar serviços e oportunidades disponibilizados por parceiros.

Baixe o MeuID agora mesmo e aproveite todas essas vantagens.

Autor

Deixe um comentário