Alguma vez você já precisou compartilhar seus documentos com alguém? A popularização das redes sociais e dos aplicativos de mensagem instantânea facilitou essa atividade. Quando uma pessoa precisa compartilhar seus documentos ou informações de cartão de crédito, por exemplo, basta usar um desses recursos.

A pandemia tornou essa prática mais frequente e aceitável até pelas empresas, que precisam manter um relacionamento online com seus clientes. O problema é que esse tipo de ação não é nada segura. Enviar os documentos por meio de recursos de bate-papo é muito perigoso, você pode ser vítima de um vazamento e ter suas informações expostas na internet.

Continue lendo este artigo para entender melhor sobre o assunto e aprender a compartilhar seus documentos com segurança. Confira!

Por que não é recomendado compartilhar documentos em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas?

Redes sociais e aplicativos de mensagens, por mais seguros que possam ser, não são os ambientes ideais para o envio de documentos e informações sensíveis. Um dos motivos é que essas ferramentas, se não forem usadas com recursos de segurança – que bloqueiam os acessos por meio de senhas, se tornam muito vulneráveis. 

Qualquer pessoa que conseguir fazer login na conta ou ter acesso ao aparelho em que a ferramenta está instalada é capaz de ter acesso às informações. Ou seja, se você tem o hábito de deixar seu Facebook logado nos computadores que acessa, qualquer pessoa consegue utilizar sua rede. 

Veja como proteger seus documentos na internet!

Além disso, você nunca terá controle sobre as informações que compartilha e se estão sendo usadas de forma segura. A pessoa que recebeu seus documentos pode compartilhar facilmente com outra pessoa, ter o Facebook invadido ou o WhatsApp clonado, por exemplo.

O mais indicado para compartilhar seus documentos com segurança é usar soluções, que contam com recursos específicos para o armazenamento e envio de documentos. 

3 dicas para compartilhar seus documentos com segurança

Criptografia de ponta a ponta

A criptografia é a codificação e decodificação de dados. Nesse processo, as informações são transformadas em códigos e perdem seu formato original, dessa forma, ninguém é capaz de ler e interpretar aqueles dados. Para decodificar os dados, ou seja, fazer com que voltem ao seu formato original, é preciso usar uma chave específica. 

A codificação é uma prática de segurança, muito utilizada na internet para proteger informações confidenciais e impedir que sejam acessadas por terceiros.

Alguns recursos utilizam a criptografia no tráfego de informações, garantindo que apenas o remetente e o destinatário terão acesso aos dados. Ao utilizar essas ferramentas, você reduz os riscos quando for compartilhar seus documentos com outras pessoas. 

Configurações de permissões

Sempre que for usar um aplicativo ou serviço online, verifique suas configurações de permissões. Nesse ambiente, você consegue saber quem tem acesso às suas informações e se estão sendo compartilhadas com outros recursos e ferramentas.

Além disso, consegue revogar as permissões que quiser, sempre que se conectar a outro serviço. Assim, você controla quem vai ter acesso aos seus documentos.

Remova os arquivos que não estiver usado

Não está mais usando os documentos? Exclua-os de todos os locais. WhatsApp, por exemplo, permite que você apague as mensagens que enviou para outra pessoa, mas isso só pode ser feito antes das informações serem visualizadas por quem recebeu.

Outros locais, como serviços de armazenamento em nuvem, permitem que as informações sejam excluídas a qualquer momento. Assim, caso você tenha compartilhado o link de uma pasta com alguém e não quer que ela tenha acesso aos dados, pode excluir os arquivos ou revogar os acessos. 

Antes de compartilhar seus documentos por meio de uma ferramenta online, verifique quais são os recursos que a solução oferece e quão seguro é para o armazenamento dos seus dados. 

Compartilhe seus documentos com segurança usando o MeuID

O MeuID é a primeira identidade digital do Brasil. Um ambiente protegido, onde você consegue armazenar e compartilhar seus documentos com total segurança e ainda tem o controle sobre como seus dados serão acessados e quem vai acessá-los.

Por meio de um processo de cadastro simples e rápido, o MeuID captura os dados do seu RG, CPF, CNH ou CRM, verifica se as informações são válidas e faz uma verificação de identidade para confirmar que elas pertencem a você. Com o cadastro finalizado, você pode começar a aproveitar os benefícios do aplicativo. 

Dentro do MeuID, você consegue consultar se o seu CPF está regular na Receita Federal, verificar se seus dados estiveram envolvidos em vazamentos, acessar o serviço de parceiros facilmente e compartilhar seus documentos de forma segura.

O aplicativo permite que você gere um link de acesso às suas informações. O link pode ser protegido por senha, tempo de acesso e marca d’água. Isso garante que você terá controle de quem vai acessar as informações e impede que sejam usadas de forma indevida. Ainda não é um usuário do MeuID? Baixe agora o aplicativo para compartilhar seus documentos com segurança.

Avatar
Autor

Deixe um comentário