Cada vez mais, nós passamos por preocupações com relação à nossa segurança na internet, não é mesmo? Afinal, quase todos os dias, surgem notícias de vazamentos, violações e roubo de dados de empresas dos mais diversos segmentos. E muitas dessas situações podem envolver informações pessoais nossas.

No ano passado, por exemplo, houve aquele megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros. Inclusive, nas informações expostas, constavam CPF, nome, sexo e data de nascimento, dados de veículos e uma lista com CNPJs, entre outros.

Com esse aumento de ataques e violações, o Brasil se tornou o 6º país com mais vazamentos de dados no mundo, de acordo com números da Surfshark.

Mas, além dos ataques a empresas e órgãos públicos, os cibercriminosos também procuram formas de invadir e roubar informações de nossos dispositivos particulares, como notebook, smartphone, tablet e por aí vai. Os golpes são mais e mais engenhosos e, se você não ficar muito atento, pode acabar caindo em um deles.

Existem diversas estratégias de golpes e ataques usando as brechas e vulnerabilidades de sistemas. Sem contar as tentativas de enganar as pessoas mesmo para fazer clicar em um link malicioso, contendo um vírus, ou ainda para fazer um pagamento via boleto, cartão ou até PIX para uma conta de criminosos.

Um estudo da Norton descobriu que 58% dos brasileiros afirmam ter sofrido um crime cibernético em 2021. No total, foram gastas mais de 828 milhões de horas em busca de resolver os incidentes. A expectativa é que R$ 32 bilhões foram perdidos.

Leia também: O que é vazamento de dados?

Como anda o cenário da segurança na internet?

Vale destacar que, segundo estudo do dfndr enterprise, entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2022, mais de 78 mil sites maliciosos foram identificados no Brasil. Entre os principais golpes aplicados, estão:

  • Phishing genérico (43%);
  • Falsa premiação (41%).

Nesse tipo de incidente phishing, os cibercriminosos buscam atrair as vítimas por meio de e-mails ou sites maliciosos para retirar informações confidenciais. 

Nestes casos, as pessoas podem sofrer prejuízos que vão desde o acesso indevido a e-mail, redes sociais e outras contas, até perdas financeiras por conta de entrada em aplicativos financeiros, uso de cartão de crédito, compras em lojas virtuais e outros.

Neste ponto, é importante lembrar que 68% dos consumidores brasileiros têm medo de fazer compras on-line por causa do risco de golpes, revela pesquisa da PSafe.

Outro tipo de ataque comum, mas normalmente mais direcionado a empresas, é o ransomware. A partir de um vírus enviado por e-mail, aplicativo ou mensagem e clicado por alguém, os criminosos conseguem invadir os sistemas e computadores,  bloqueando os usuários de suas máquinas. Então, eles exigem uma espécie de resgate para devolver o acesso. É como se fosse um sequestro da sua máquina.

Apesar dele ser mais aplicado em organizações, o ransomware também pode atingir pessoas comuns, gerando grandes prejuízos.

Só para se ter uma ideia de como a questão da segurança na internet é preocupante, os incidentes cibernéticos e vazamentos de dados são mais preocupantes aos executivos brasileiros do que a Covid-19, segundo levantamento da Allianz.

Leia também: Você sabia que existe uma lei de proteção de dados no Brasil

Mas o que fazer para aumentar a segurança na internet e evitar golpes?

Apesar de todos esses riscos de ataques, vazamentos de informações, golpes, entre outros, é possível manter a segurança de dados na internet. Ainda mais em tempos de home office e trabalho híbrido, é importante ter em mãos as principais ações e medidas preventivas para evitar esse tipo de problema.

Para te ajudar, apresentamos uma lista com dicas de segurança na internet!

1. Não clique em links de fontes desconhecidas, principalmente se forem compartilhados por meio de aplicativos de troca de mensagem e redes sociais. Afinal, nunca sabemos a origem daquele link e o que pode estar atribuído a ele.

2. Duvide de informações compartilhadas na internet. Isso ajuda a cair em falsas promoções e golpes.

3. Não informe seus dados pessoais em links e sites de procedência incerta ou duvidosa.

4. Busque confirmar a veracidade das informações e sites.

5. Use sempre senhas fortes em seus acessos, e-mails, redes sociais, serviços bancários, lojas virtuais e outros. Além disso, não utilize a mesma senha em serviços diferentes.

6. Configure uma VPN para proteger sua rede de internet doméstica. Não se esqueça também de realizar atualizações e correções para reforçar a segurança e impedir acessos indevidos.

7. Tenha sempre um software de antivírus instalado em sua máquina.

8. Faça backup de suas informações de forma regular para manter a segurança de dados e garantir o acesso a eles, no caso de uma emergência.

9. Fique de olho nas configurações de privacidade do seu e-mail, redes sociais, aplicativos e outros.

10. Saiba como compartilhar seus dados e documentos com segurança para evitar que eles caiam em mãos erradas e fiquem suscetíveis a fraudes.

Extra:

Uma dica de segurança na internet extra é fazer o checklist de segurança para saber se você já realiza as boas práticas de proteção e, se não efetua ainda, poder implementar na sua rotina.

Saiba mais:
Como proteger seus dados na internet
Como compartilhar seus documentos com segurança
Seus dados já foram vazados? Descubra!

Como o MeuID pode te ajudar a manter a segurança de dados

Entre as dicas de segurança na internet, não pode faltar o MeuID. Primeira identidade digital do Brasil, o aplicativo reúne, em um único espaço, os documentos do usuário, como RG, CPF e CNH, e valida todos os seus dados, fazendo uma verificação de identidade para confirmar que elas pertencem a você.

Sem contar que você pode compartilhar seus documentos com segurança, gerando um link de acesso às suas informações e tendo controle de quem vai acessar os dados.

Além disso, pelo MeuID, você pode acompanhar se os seus dados estão envolvidos em algum vazamento, se o seu CPF está regular e até realizar um cadastro seguro em empresas parceiras.

Quer ver como funciona na prática? Acesse agora o MeuID e veja como baixar!

Deixe um comentário