Hoje em dia, quem não tem um cartão de crédito, não é mesmo?! Ele é sinônimo de facilidade e praticidade para compras, principalmente pela possibilidade do parcelamento em vários meses. O que permite que os consumidores tenham acesso a determinados produtos e serviços mais caros.

Inclusive, já existem mais de 134 milhões de cartões de crédito ativos no Brasil, segundo dados do Banco Central. 

Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre deste ano, os pagamentos nessa modalidade movimentaram R$ 1 trilhão no país, um aumento de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Abecs.

Com a rapidez na realização de compras, a possibilidade de gastar até o limite dos cartões e a demora muitas vezes para o usuário conseguir cancelar o cartão, este meio de pagamento se torna um atrativo interessante para criminosos e golpistas.

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Tipos de crimes envolvendo o cartão de crédito

Cartão de crédito roubado: esta é uma das práticas mais comuns relacionadas ao cartão. É quando um criminoso te rouba, pega o cartão e faz você dar a senha. Então, ele realiza gastos na sua conta do cartão.

Clonagem do cartão de crédito: trata-se de casos que envolvem a astúcia dos golpistas, ao mesmo tempo que uma falha do serviço da operadora que abre essa brecha para a clonagem. Mas, como a descoberta não é imediata em decorrência desse problema técnico, diferentemente do roubo, o criminoso tem até mais tempo para realizar gastos.

Golpes com cartão em compras online: este fato também é bem normal de acontecer, quando um invasor consegue entrar em uma conta sua de lojas online e começa a fazer compras com seu cartão de crédito cadastrado, mas enviando para o endereço dele.

Uso indevido do cartão de crédito após vazamento de dados: outra situação mais recente que pode ocorrer é quando seus dados sofreram alguma violação e são vazados em sites, fóruns e afins, como no caso do megavazamento de  223 milhões de brasileiros em 2021. Foram informações como nome, data de nascimento, CPF, endereço e outros. Então, com estes dados, os criminosos conseguem pedir e usar um cartão de crédito, se passando por outra pessoa. Caso estejam utilizando o seu nome, você só vai descobrir quando as cobranças se acumularem e você ficar com o nome sujo.

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Mas, então, que medidas tomar no caso do cartão de crédito roubado?

Em geral, independentemente do cenário que aconteça, seja roubo, furto, clonagem ou até perda do cartão de crédito, o passo inicial é comunicar o incidente à administradora do cartão. No mesmo momento, você já deve pedir o bloqueio ou o cancelamento do mesmo para evitar compras indevidas.

No entanto, você não deve parar por aí. É importante se prevenir de futuras dores de cabeça e já tomar outras providências, como por exemplo:

  • Anotar o número do protocolo de atendimento junto à administradora;
  • Solicitar um comprovante por e-mail que mostre o bloqueio ou cancelamento.

Outra medida fundamental é fazer um boletim de ocorrência, nos casos de roubo e furto (no último, pode ser feito online). Assim, vocẽ tem a comprovação em mãos do BO e da solicitação para administradora.

Mais uma dica útil aqui é enviar cópias dos documentos da ocorrência obviamente para a instituição financeira, mas também para os órgãos de proteção ao crédito para que saibam do incidente.

Com tudo isso pronto, os próximos passos ficam por conta da administradora, que vai investigar o ocorrido e, comprovando o uso indevido do cartão por golpe ou roubo, vai estornar o valor desembolsado.

Vale a pena ter um seguro do cartão de crédito?

Parece um processo muito burocrático para esse tipo de ocorrência de cartão de crédito roubado, clonado e afins, não é mesmo?! Isso sem falar do estresse e dos demais problemas associados com as compras realizadas no seu cartão. Por fim, ainda há o medo de ter que pagar os gastos dos criminosos e ficar sem o seu dinheiro.

Eis que muitas pessoas, então, pensam em contratar um seguro pessoal para o cartão. Porém, na verdade, este é um serviço desnecessário. Até porque a maioria dos bancos já conta com seguros contra perda ou roubo de cartão. Além do mais, as instituições são obrigadas por lei a arcar com as despesas dos terceiros.

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Qual a responsabilidade do consumidor no cartão de crédito roubado?

Aliás, falando em legislação, é importante destacar uma situação corriqueira. Uma parcela das administradoras coloca nos contratos uma cláusula que responsabiliza o consumidor pelos gastos feitos antes do bloqueio do cartão. E isso vale mesmo no caso de terceiros.

Contudo, fique sabendo que esta é uma cobrança indevida, ferindo o próprio Código de Proteção e Defesa Consumidor.

Só vale lembrar também um tipo de caso em particular: o roubo de cartão junto com a senha. Em geral, é recomendado que os usuários não deixem sua senha junto com o cartão de crédito como forma de manter seus dados seguros.

Então, caso seja comprovado que a pessoa que roubou seu cartão fez compras indevidas portando sua senha, é possível que você tenha que arcar com os gastos.

5 dicas para a proteção do cartão de crédito

Por fim, vamos deixar algumas boas práticas para o consumidor diminuir os riscos de problemas e se proteger no dia a dia.

  1. Assim que receber o seu cartão de crédito, memorize a senha informada e jogue o papel fora.
  2. Não deixe o número da senha anotado em papéis junto com o cartão.
  3. Não forneça seu cartão a ninguém e nem mesmo para pessoas da agência bancária. Somente quando houver alguma dúvida, peça ajuda aos funcionários identificados, mas não dê seu cartão.
  4. No uso de caixas eletrônicos, fique de olho se alguém se aproxima durante a operação e tente se posicionar de forma a evitar que os outros vejam os números digitados.
  5. Caso alguma máquina eletrônica engula seu cartão, use o telefone dentro do próprio caixa para contatar o banco. Não aceite ajuda de estranhos.

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