Contactless, esta palavra pode parecer algo difícil e complexo, mas não é nada disso. E se bobear você já usou este recurso, principalmente, como forma de pagamento. Mas é importante desvendar alguns termos e explicar mais detalhes de como funciona para empoderar os consumidores para utilizar as tecnologias e ferramentas da melhor maneira possível, conhecendo todos os seus benefícios e riscos. Por isso, no artigo de hoje, queremos falar sobre o que é contactless.

Traduzido do inglês, contactless significa ‘sem contato’. Seu conceito foi muito falado nos últimos dois anos, principalmente, em decorrência da pandemia do coronavírus e das medidas de segurança sanitária que, em geral, recomendaram o não contato ou compartilhamento de itens.

Mas, afinal, o que é contactless na prática?

Com a evolução das tecnologias e a tendência que comentamos acima, o contactless foi ganhando terreno. No Brasil, a tecnologia avançou rapidamente e cada vez podemos ver um número menor de pessoas inserindo o cartão nas máquinas para realizar os pagamentos.

Isso ocorre por conta do contactless que permite que os clientes façam suas compras apenas aproximando o cartão. O que serve tanto para operações de débito como de crédito.

Ou seja, de modo resumido, o contactless nada mais é do que uma tecnologia para compras presenciais por meio de aproximação. Com isso, você não precisa mais digitar senha e muito menos inserir o cartão na maquininha.

Leia também: Cartão de crédito roubado: veja o que fazer 

Como funciona a tecnologia contactless?

Para que o pagamento por aproximação funcione corretamente, os cartões devem ser equipados com um chip de comunicação sem fio. Essa tecnologia é chamada de NFC (Near Field Comunication) e os cartões com esse recurso possuem um símbolo com 4 ondas indicando a transmissão sem fio.

No entanto, vale destacar que o NFC é diferente de outras tecnologias sem fio, como Bluetooth e o Wi-Fi. Isso porque o NFC só faz a comunicação entre dois dispositivos aproximados e não vai além.

Então, na prática, o sistema permite o pagamento por aproximação, ao acionar o banco ou instituição financeira neste momento para fazer com que a transação e movimentação financeira seja autorizada.

Crescimento dos pagamentos contactless

Depois de entender o que é contactless, é importante falar sobre o cenário dos pagamentos sem contato. Em 2020, por exemplo, essa modalidade teve um crescimento de 374% em relação ao ano anterior, já que foi usada 587 milhões de vezes no Brasil. Os dados são da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Agora, só no primeiro semestre de 2022, a utilização dessa tecnologia cresceu 344% ante o primeiro semestre de 2021, de acordo com informações da Abecs. No total, foram movimentados R$ 235,5 bilhões por aproximação e o contactless responde por 33,4% do uso de cartão físico.

Veja também: Como é definido o limite do cartão de crédito?

E como fazer pagamentos contactless?

Para o contactless funcionar, são necessários alguns requisitos:

  • Liberação do contactless: você deve fazer a liberação da função de aproximação junto com o seu banco, seja pelo próprio aplicativo ou site.
  • Valor limite: esse tipo de transação possui limites específicos. O valor máximo para esta modalidade é de R$ 200, sem a necessidade de digitar senha e com limite de cinco compras no dia. 
  • Estabelecimento: além do seu cartão estar habilitado, a máquina das lojas, mercados e afins precisa contar com essa tecnologia para permitir o pagamento.
  • Distância: por fim, é importante lembrar que a distância entre o cartão e a máquina deve ser pequena para a realização da transação, não ultrapassando 10 centímetros.

Falamos bastante de o que é contactless ligado aos cartões, mas saiba que o pagamento por aproximação pode ocorrer por meio de outras duas opções:

Celular ou wearables: ao aproximar seu smartphone ou relógio inteligente da máquina, é possível realizar os pagamentos com suas carteiras digitais.

Pulseira: com pulseiras específicas também é possível fazer o pagamento por aproximação com a máquina.

Conheça as principais vantagens dos pagamentos contactless

Após saber tudo sobre o que é contactless, você certamente se pergunta se vale a pena usar essa tecnologia de pagamento por aproximação. Por isso, separamos alguns benefícios proporcionados por essa modalidade.

1. Mais rapidez nas operações de pagamento: o pagamento contactless é ágil e prático, ajudando a melhorar a sua experiência na boca do caixa e acelerando as filas.

2. Não tem custo adicional: a tecnologia funciona de forma igual ao pagamento tradicional do cartão de débito ou crédito usando senha, sem nenhuma tarifa ou taxa extra, por proporcionar mais facilidade.

3. Ausência de contato: o seu cartão não precisa ser manejado pelos funcionários do caixa. O que é importante ainda no cenário pós-pandêmico, a fim de garantir maior proteção contra possíveis transmissões de vírus por contato.

4. Menor deterioração do cartão: a não necessidade de introduzir o cartão na máquina evita que o plástico seja entortado ou danificado com o tempo de uso.

5. Segurança garantida: com criptografia e tecnologias de segurança da informação, os consumidores ficam protegidos contra operações fraudulentas, fraudes e afins.

Cartão contactless x clonagem: mito ou verdade?

Por fim, é importante esclarecer uma questão comum quando se fala em contactless: muitas pessoas acreditam que, com essa tecnologia, é mais fácil a aplicação de golpes, como a clonagem do cartão. No entanto, isso não é verdade.

Para efetuar a transação, o cartão deve estar bem próximo à máquina como mencionamos. O que já dificulta a possibilidade de clonagem. 

Além disso, o pagamento só acontece porque um número dinâmico exclusivo daquela movimentação é enviado. Ou seja, esse número identificador da transação muda a cada compra, sendo protegido por camadas de criptografia. Dessa forma, se inviabiliza que o golpista ou hacker consiga clonar o cartão.

Na prática, podemos dizer até que o contactless é mais seguro do que a inserção do cartão. Até porque, na maioria dos casos, a clonagem ocorre em máquinas, dispositivos ou caixas adulteradas.

Conheça o MeuID

Bom, agora que você já sabe de forma detalhada o que é contactless, o que acha de pegar um cartão com essa tecnologia? 

O MeuID, primeira identidade digital do Brasil, disponibiliza diversos produtos e serviços de parceiros em seu marketplace, como cartão de crédito, conta digital, aluguel de carro, simulação de empréstimo e outros.

O app também reúne todos os seus documentos, como RG e CNH, em um só lugar, de maneira digital e usando métodos de validação de documentos e verificação de identidade, que garantem a veracidade dos dados do usuário.

Além disso, o MeuID facilita o compartilhamento de informações de forma 100% segura. Por fim, o app conta com a função de consultar CPF em tempo real, que ajuda a verificar irregularidades e manter o CPF sempre regularizado.

Baixe o MeuID, a primeira identidade digital do Brasil, e saiba como armazenar seus dados com praticidade, segurança e eficiência!

Deixe um comentário