Número do RG, do CPF, da carteira de trabalho, do passaporte, do título de eleitor… São muitos os documentos que precisamos decorar e carregar na carteira, não é mesmo? Mas, ao mesmo tempo, vivemos em uma realidade cada vez mais digital, em que praticamente cada passo e atividade que realizamos no dia a dia pode ser feito online.

Nesse contexto, a identidade digital surge como uma nova forma de mostrarmos quem somos — que, além de mais inovadora, também é mais segura e ágil, além de trazer mais autonomia sobre o controle dos seus dados pessoais.

Mas o que é identidade digital?

Muitas pessoas ainda enxergam a identidade digital simplesmente como uma versão digital do documento físico — inclusive o governo, quando anunciou o projeto do DNI (Documento Nacional de Identidade). Mas acontece que transferir o RG ou outro documento da carteira para o celular é apenas uma das várias possibilidades da identidade digital.

Um aplicativo de identidade digital, como o MeuID, reúne em um só lugar todas as informações que comprovam que você é… você! E isso é feito de forma segura, prática e automatizada, para você não precisar mais perder tempo enfrentando longos processos burocráticos, cheios de formulários e papelada.

E todas as informações sobre você vão muito além dos números dos seus documentos, não é? Uma identidade digital também pode incluir dados como histórico escolar, tipo sanguíneo e tudo o mais que você queira compartilhar de forma segura, sempre atendendo as leis de tratamento de dados (como a LGPD) e garantindo o seu total consentimento.

Quais são as possibilidades da identidade digital?

A identidade digital possibilita um entendimento melhor de quem você é e, assim, fica mais fácil comprovar seu histórico, score de crédito, maioridade, possibilidade de acessar serviços, e muito mais!

Na identidade digital do MeuID, por exemplo, todos os dados (RG, CPF e/ou CNH) que você compartilha são validados pelo MeuID. Depois, você pode aproveitar isso para acessar os serviços do marketplace do aplicativo com muito mais facilidade — afinal, nós já sabemos que você é você mesmo!

Até mesmo serviços normalmente muito burocráticos, como simular um empréstimo pessoal, ficam mais fáceis quando você usa uma identidade digital. No MeuID, você pode simular um empréstimo no Guiabolso ou na uConecte, por exemplo, e como eles recebem os seus dados já previamente validados e conferidos, o processo é muito mais rápido.

Viu só? Entender o que é identidade digital fica mais fácil quando você percebe os vários benefícios de se identificar de forma automatizada e ter todos os seus dados mais relevantes na palma da mão, validados e prontos para serem compartilhados com os serviços que você escolher de forma transparente, com você sempre no controle.

Então, não perca mais tempo! Baixe ou acesse o MeuID agora mesmo para aproveitar todos os benefícios do app, e não deixe de clicar na aba “Serviços” para conferir as oportunidades incríveis que preparamos para você.

Deixe um comentário