Desde bebê, todo cidadão brasileiro precisa ter documentos de identificação. Com o passar dos anos, passa a ser necessário emitir outros tipos de documentos, que identificam e registram informações importantes sobre a pessoa. Mas muitos brasileiros não sabem quais são obrigatórios e o que precisam fazer para emitir.

Pensando em ajudar essas pessoas, preparamos este conteúdo, com a lista de documentos que todo brasileiro precisa ter ao longo de sua vida. Confira!

7 documentos que todo brasileiro deve ter

Certidão de nascimento

Documento com todos os dados de registro de uma pessoa: nome e sobrenome, local de nascimento, nacionalidade, nome dos pais e avós (filiação). É emitido no cartório e deve ser solicitado pelos pais até 15 dias após o nascimento da criança. O atraso pode gerar multas.

Onde emitir: no Cartório de Registro Civil do local de nascimento ou domicílio da criança.

RG (Registro Geral)

Também conhecido como carteira de identidade ou cédula de identidade, é o documento de identificação oficial do brasileiro, onde estão sua digital, seu nome, nome dos pais e local de nascimento, além do número de identificação.

Onde emitir: cada estado conta com um órgão próprio. Confira a lista completa de locais para emitir o seu documento.

CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)

O documento de identificação das pessoas economicamente ativas. É necessário em abertura de contas, solicitação de cartões de crédito, inscrição em universidades, concursos públicos etc. Além de ser obrigatório na emissão de outros documentos.

Onde emitir: agências dos Correios ou no site da Receita Federal.

Título de eleitor

O Título de Eleitor é obrigatório, sendo exigido em processos de contratação profissional, emissão ou renovação de passaporte, emissão de CPF (para maiores de 18 anos) etc.

Onde emitir: pode ser emitido a partir dos 16 anos, mas é obrigatório a todos com 18 anos. Solicite no cartório eleitoral ou no site do Tribunal Superior Eleitoral.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Conhecida como carteira de motorista, carta de motorista ou habilitação, a CNH é o documento oficial e obrigatório a todas as pessoas que querem dirigir. 

Onde emitir: a emissão do documento é feita a partir de um processo, que envolve exames médicos e psicológicos, curso teórico, prova de legislação, curso prático e exame de direção. Para começar, procure uma auto escola. 

Carteira de trabalho (CTPS)

O documento é obrigatório a todos profissionais que forem contratados para trabalhar em regime CLT. No documento são registradas todas as informações e o histórico profissional do trabalhador. Além de garantir o acesso a direitos trabalhistas, como FGTS. 

Onde emitir: em Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), postos de atendimento ao cidadão de cada cidade, na Gerência Regional do Trabalho ou na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua região.

Certificado de serviço militar (CAM)

O documento é obrigatório a todos os jovens do sexo masculino que se alistam nas Forças Armadas. Caso seja dispensado do serviço militar, o jovem recebe um Certificado de Reservista, ficando à disposição do órgão para eventuais necessidades.

Onde emitir: deve ser feito entre 1º de janeiro e 30 de abril, no ano em que o jovem completa 18 anos. Para isso, basta procurar a “Junta de Serviço Militar” do seu município.

Depois de emitir todos os documentos que precisa, você poderá armazenar os mais importantes dentro do MeuID, de forma segura. Baixe o app e tenha seu RG, CNH e CPF sempre à mão.

Autor

Deixe um comentário