Mesmo com o crescimento dos aplicativos de transporte, com as possibilidades de alugar veículos e ainda contando com as diferentes opções de transportes coletivos (ônibus, trem, metrô etc.), dirigir e comprar um carro próprio ainda é um hábito comum dos brasileiros. Para isso, é importante saber como tirar CNH, não é mesmo!? Afinal, é preciso ter a habilitação em mãos para poder conduzir um automóvel e não ter problemas com a polícia, caso seja parado em uma blitz. 

Vale destacar que só, na última década (2011 a 2020), o número de carteiras de motoristas válidas no Brasil aumentou 38%, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Hoje, já são mais de 74,3 milhões de CNHs em 2020. Este índice, inclusive, é muito maior do que o próprio crescimento populacional que foi de 10% no período.

Apesar disso, a parcela de motoristas com até 30 anos teve uma ligeira queda de 29% para 21% do total de CNHs.

Outros números reforçam a importância dos carros para os brasileiros. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, adquirir o automóvel está entre os principais sonhos de consumo no país.

De olho em todo este cenário, vamos explicar agora como tirar CNH para você fazer parte dos motoristas habilitados pelo Brasil e poder dirigir um veículo. Vamos lá!

Leia também: Passo a passo da transferência de CNH para outro estado

Quais são os tipos de carteira de motorista?

Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer qual o tipo de carteira de habilitação que você deseja conseguir. A mais comum e, por isso, a maioria das pessoas nem fala o seu nome é a B (para veículos de quatro rodas, com até 3,5 toneladas de peso e capacidade para até 8 passageiros). No entanto, existem outras. Vejamos:

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

É uma espécie de habilitação para veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Trata-se das motos também conhecidas como “cinquentinhas”.

Categoria A

Serve para conduzir em geral motos ou triciclos, com mais que 50 cm³ de cilindrada.

Categoria C

Além da categoria B, engloba também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas.

Categoria D

Esta habilitação é para conduzir veículos para o transporte de passageiros com capacidade de mais de 8 passageiros, como os ônibus, micro-ônibus e vans. Além disso, os veículos das categorias B e C também são permitidos.

Categoria E

Além de tudo que foi mencionado para os tipos B, C e D, nesta categoria, o motorista pode guiar veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Agora, como tirar CNH da categoria B na prática?

Para iniciar o processo na categoria B, os interessados devem saber uma informação importante. Esta 1ª habilitação é chamada de Permissão para Dirigir. E, apenas depois de um ano, a CNH definitiva é concedida, desde que o motorista não tenha levado multa grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Mas, então, como tirar CNH com permissão para dirigir? As pessoas devem cumprir três requisitos básicos em primeiro lugar para entrar com o pedido de primeira habilitação:

  1. Ser maior de 18 anos
  2. Saber ler e escrever
  3. Possuir RG e CPF próprio

Assim, basta solicitar a CNH para a categoria que desejar na unidade da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade onde você reside.

Saiba mais: Como transferir documento de veículo: veja um passo a passo

5 etapas de como tirar CNH

Como falamos acima, o processo começa com a solicitação na unidade regional de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, é preciso consultar os endereços no portal do Detran-SP. No entanto, a auto escola pode ajudar neste processo. Por isso, este deve ser o seu primeiro passo.

Auto escola

O início da jornada de como tirar CNH está na escolha do Centro de Formação de Condutores (CFC), conhecido como autoescola. Aqui os futuros motoristas terão total apoio e suporte para cada etapa da carteira de habilitação, como por exemplo, qual a documentação necessária para enviar ao Detran, como cadastrar a biometria, entre outros.

Exames

Este é um momento importante, já que você passará por dois exames iniciais de avaliação. São eles: o exame psicológico e o exame de aptidão física e mental.

Curso teórico

Agora, começa a parte mais trabalhosa que passa a exigir dedicação e estudo dos candidatos a motoristas. Afinal, é preciso fazer 45 horas/aulas com conteúdo teórico sobre as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro e diversos aspectos relacionados à direção, como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania, e Noções de Mecânica Básica.

Todo o conteúdo faz parte de um programa determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Exame teórico

Após o curso, os candidatos devem fazer uma prova para avaliar os conhecimentos obtidos durante as 45 horas/aula. Assim, é possível ver se as informações foram absorvidas. Lembrando que, para dar seguimento no processo, é preciso obter uma nota de 70% no exame.

Aulas no simulador

Os futuros condutores passarão por um treinamento em simulador de acordo com as normas e conteúdos do Contran. Aqui eles enfrentarão situações que não poderiam ser reproduzidas e testadas em vias públicas. Assim, os alunos terão diferentes graus de dificuldade nos ambientes que vão encarar e poderão ver a forma correta de reagir.

Como resultado, além de conhecer comandos básicos do veículo, é possível ter a experiência de dirigir em situações como: rodovias, serras, sob neblina, chuva, aquaplanagem, noite, sob efeito de álcool e outros.

Leia também: O que é a Carteira Digital de Trânsito e por que você precisa usá-la?

Aulas práticas

Após o simulador, o aluno deve realizar 20 aulas práticas nos automóveis com o orientador, ou pode fazer apenas 17, se tiver optado por realizar três aulas de conteúdo noturno no simulador.

Nas aulas práticas, você vai dirigir em vias públicas com fluxo de veículos e pedestres. Com a experiência e o resultado do simulador, é possível ter um relatório de incidências de falhas de conduta e pontos de melhoria do futuro condutor. A partir daí, pode-se aprimorar as habilidades nesse tipo de situação.

Exame de direção

Pronto, o último passo agora de como tirar CNH envolve a prova de direção. Neste exame, os avaliadores vão verificar se você atende a todos os requisitos e critérios previamente determinados pelos órgãos para obter a habilitação.

Qual o custo de como tirar CNH?

Em geral, os valores variam de acordo com cada estado. Mas podemos listar os gastos que você terá:

  • Taxa do exame médico
  • Taxa do exame psicológico (pago diretamente na clínica): R$ 123,08;
  • Aulas no CFC teórico
  • Taxa de exames teórico e prático
  • Aulas no CFC prático
  • Taxa de emissão da Permissão para Dirigir

Quanto tempo demora para conseguir a habilitação?

Na realidade, o tempo máximo para tirar CNH é de 12 meses. No entanto, se você fizer todos os passos na sequência, é possível que consiga finalizar os processos em 90 a 100 dias para obter a habilitação.

Conheça o MeuID

Imagine só ter uma identidade digital que valida sua identidade e reúne seus principais documentos em um só lugar, facilitando o compartilhamento virtual com 100% de segurança. Assim, você pode armazenar sua CNH, acessá-la e compartilhá-la quando quiser.

Por meio de um processo de cadastro simples e rápido, o MeuID captura os dados do seu RG ou CNH, pesquisa a validade das informações e faz uma verificação de identidade para confirmar que ela pertence a você. 

Você ainda pode consultar se o seu CPF está regularizado na Receita Federal, se você já sofreu vazamentos de dados e ter acesso a diversos serviços e produtos disponíveis no nosso marketplace.

Ainda não é um usuário do MeuID? Baixe agora mesmo o aplicativo!

Autor

Deixe um comentário