Se você está pensando na compra de um carro, moto, imóvel ou até mesmo para em uma forma de quitar suas dívidas, as palavras empréstimo e financiamento sempre vêm à cabeça, não é mesmo!? Mas será que elas significam a mesma coisa na prática? Na verdade, há diferença entre empréstimo e financiamento.

Para te ajudar a entender melhor essas situações, evitar confusões e descobrir qual dessas modalidades financeiras você realmente precisa, preparamos este conteúdo. Confira a seguir!

O que empréstimo e financiamento têm em comum?

Antes de se aprofundar na diferença entre empréstimo e financiamento, é importante entender os conceitos e suas semelhanças. Ambas as modalidades financeiras são maneiras comuns de obter a liberação de um valor de crédito junto ao banco.

Ou seja, as duas operações ajudam as pessoas que precisam de uma quantia, normalmente, mais elevada, mas não têm o dinheiro necessário naquele momento. E esse pedido de crédito pode ser feito em qualquer instituição financeira, seja pública ou privada, dependendo de uma análise para liberação da verba.

Vale destacar que cada banco e instituição possui critérios próprios para a concessão dos valores de empréstimo e financiamento.

O que é o empréstimo?

Esse tipo de operação serve como um valor de crédito disponível para qualquer objetivo que a pessoa deseje usar, sem precisar informar ao banco ou instituição. Por exemplo: pagar uma viagem, um curso, mobiliar o apartamento, comprar um veículo, reformar a casa, entre outras opções.

No entanto, por não ter uma finalidade pré-definida, o empréstimo pode impactar no número de parcelas e na taxa de juros.

Neste sentido, a sua maior obrigação é pagar as prestações estipuladas pela instituição.

É importante lembrar que essa modalidade também pode se dividir em:

  • Empréstimo pessoal
  • Consignado
  • Com garantia do FGTS

A principal distinção entre eles está nas ‘garantias’ fornecidas ao banco pela concessão do crédito. No caso do consignado, os valores das parcelas são descontados diretamente na folha de pagamento ou na conta do benefício, como a aposentadoria. 

Já, na opção que possui garantia do FGTS, como o próprio nome diz, você pode oferecer parte do seu Fundo de Garantia para pagamento do empréstimo.

Leia também: Empréstimo pessoal ou empréstimo consignado: qual é a melhor opção?

Agora, o que é financiamento?

Aqui, ao conhecer o principal aspecto dessa modalidade de crédito, você já vai começar a entender a diferença entre empréstimo e financiamento. Afinal, para pedir um crédito bancário nesta opção, você precisa contar qual o objetivo do dinheiro, como a compra de um automóvel novo, de um imóvel, reforma da casa etc.

E essa revelação, na verdade, pode ser positiva para você. Isso porque é possível ter redução nas taxas de juros, com o banco sabendo exatamente para onde irá o valor concedido. Ao mesmo tempo, também existem regras mais rígidas para a liberação do dinheiro solicitado.

Diferença entre empréstimo e financiamento: veja os 4 principais pontos

Depois de entender melhor o conceito de cada operação, fica claro que a maior diferença entre empréstimo e financiamento é a finalidade do valor solicitado. Mas, além disso, existem outros aspectos. Entenda na prática: 

1. Finalidade

Como falamos acima, o financiamento é um tipo de crédito com objetivo específico e alinhado com o banco. Enquanto isso, o empréstimo não precisa ter seu motivo avisado à instituição.

2. Burocracia 

Os processos para aprovação e liberação do crédito bancário também são diferentes em cada situação. Em geral, você precisa comprovar que possui condições de pagar aquela prestação mensal para o banco.

Mas, para o financiamento, como normalmente, os valores solicitados são mais altos, já que envolvem compra de automóveis e imóveis, você tem que entregar uma série de documentos. Então, pode demorar mais. 

Assim, o empréstimo acaba sendo uma opção mais prática e rápida.

Leia também: Quando fazer um empréstimo pessoal?

3. Prazos de pagamento

Um ponto essencial que você precisa saber sobre empréstimo e financiamento é o tempo para pagamento ao banco. Lembre-se: quando você pedir um empréstimo, o período é de curto e médio prazo. Por outro lado, os financiamentos podem ser pagos em até 30 anos.

4. Taxas de juros

A diferença entre empréstimo e financiamento também envolve os juros cobrados pelas instituições. Como os valores liberados para empréstimos são geralmente menores, os bancos aplicam maiores tarifas. Já, no financiamento, como os prazos de pagamento são mais longos, são empregadas taxas menores.

Leia também: Como avaliar empresas de empréstimo

Mas qual modalidade escolher?

Em geral, podemos dizer que o empréstimo é recomendado para situações mais imediatas, como a necessidade de quitar uma dívida. Até porque essa opção tem taxas de juros maiores e que podem comprometer o seu orçamento e o seu planejamento financeiro. Mas a liberação dos valores é mais rápida, resolvendo seu problema emergencial.

Já, se você tem objetivos mais específicos, como a compra da casa própria, e pode esperar o processo de aprovação, opte pelo financiamento.

Agora, para fazer uma contratação, seja de financiamento ou empréstimo de modo seguro e eficiente, conte com o MeuID! Acesse o aplicativo, vá na aba “serviços” e veja as empresas parceiras que oferecem crédito para os usuários do app.

Deixe um comentário