O CPF é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, pois é necessário em praticamente todas as atividades. Desde fazer inscrição em um curso, até ser contratado em uma empresa. Por esse motivo, o brasileiro precisa estar sempre atento para não deixar o seu CPF irregular.

Caso isso aconteça – o que é bem comum -, é preciso identificar o motivo pelo qual o CPF está irregular e buscar alternativas para resolver. Neste artigo, você vai entender o que pode deixar seu CPF irregular e o que pode ser feito para resolver. Confira!

Por que o CPF fica irregular?

O CPF, assim como outros documentos brasileiros, é extremamente frágil. Compartilhamos nossas informações em diversas situações e isso acaba colocando esses dados em vulnerabilidade, como em um vazamento de dados.

Qualquer pessoa mal intencionada, que tenha contato com o seu CPF, pode tirar uma foto ou cópia do documento e usar os dados, posteriormente, para solicitar um cartão de crédito ou abrir uma conta digital, por exemplo.

Você só vai descobrir quando já estiver com uma dívida ou até envolvido em algum crime. Em caso de falsificação, identificada por órgãos de segurança, o CPF é anulado. Além desse tipo de irregularidade, a Receita Federal invalida o CPF quando o cidadão deixa de votar, não entrega sua declaração de Imposto de Renda ou em caso de falecimento.

Um cidadão com o CPF irregular é impedido de fazer cadastros em lojas e sites, abrir conta em banco, contratar um serviço, receber benefícios do governos, assumir um cargo público, ser contratado em uma nova empresa, emitir um passaporte, fazer inscrição em um curso ou universidade etc.

Para evitar perder o acesso aos seus direitos básicos, mantenha o cadastro do seu CPF sempre em dia com a Receita Federal. Mas se você já está com o seu CPF irregular, veja a seguir, o que fazer para regularizar o documento.

Como regularizar o CPF na Receita Federal

Por causa da pandemia, a Receita Federal está atendendo em horários reduzidos. Se vocẽ já identificou que o seu CPF está irregular, pode fazer a solicitação diretamente no site do orǵão, neste link.

As irregularidades por pendências eleitorais devem ser resolvidas no cartório mais próximo ou pelo aplicativo do e-título. 

Agora, se você não sabe se o seu CPF está irregular, baixe o aplicativo MeuID.  Pelo aplicativo, você consegue verificar a situação do seu CPF. O MeuID tem um recurso chamado Radar, onde você consegue fazer uma consulta de CPF em tempo real, diretamente no aplicativo. 

As consultas podem ser renovadas a cada 7 dias para confirmar que os dados estão atualizados e evitar que fraudes sejam cometidas com o seu documento. Outra vantagem do MeuID é que você pode fazer consultas de multas da sua CNH, verificar os débitos em sua CRLV e compartilhar seus dados com segurança. 

Para isso, escolha qual documento quer compartilhar, toque no botão de compartilhamento na tela do smartphone e siga as instruções. Depois, compartilhe o link gerado pelo aplicativo com quem precisar. A pessoa recebe um link com as suas informações e o link pode ser aberto em qualquer dispositivo.

Além disso, você pode aumentar a segurança do compartilhamento, protegendo os dados com senha, definindo um tempo limite para que fiquem disponíveis, limitando a quantidade de vezes que eles podem ser visualizados ou até inserindo uma marca d’água para impedir que sejam compartilhados indevidamente. Aproveite os benefícios do MeuID, baixe o aplicativo.

Autor

Deixe um comentário